6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada

6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada 

17 - 20 de Setembro de 2014, Hotel Dall’Onder Bento Gonçalves

Apo
PUCRS, FAPERGS, CAPES, CNPq

Comissão Organizadora
Coordenação: Marta Luz Sisson de Castro
Flavia obino Correa Werle
Luis Agilar
Terezinha Monteiro dos Santos

Comissão Cientifica
Danilo Streck
Marcos Villela Pereira
Maria Helena Câmara Bastos
Newton Paciulli
Sonia Nogueira

Comissão de Apoio
Alexsandro do Nascimento da Silva (bolsista)
Carla Luisa Kehl (bolsista)
Clarice Melo
Jorge Lago da Fonseca
Magda Vianna de Souza
Nádia Castro

Apresentação

A Sociedade Brasileira de Educação Comparada (SBEC) tem procurado realizar encontros internacionais com o objetivo de congregar seus associados e estimular a pesquisa e a divulgação de estudos comparados no contexto educacional brasileiro.

Como toda associação acadêmica sem fim lucrativo, a SBEC enfrenta as dificuldades de contribuições dos associados para realizar as atividades de divulgação e depende do apoio de instituições como universidade e da colaboração da vários atores para realizar seus objetivos. Apesar destes problemas, a SBEC tem conseguido realizar eventos internacionais, eles estão disponíveis no site da SBEC (http://www.sbec.org.br/). Temos procurado realizar eventos de dois em dois anos. Em 2012, realizamos o evento em Belém do Pará tentando conectar o norte do Brasil. E neste ano, estamos novamente realizando o evento na Região Sul, mas desta vez escolhemos a cidade de Bento Gonçalves, como mais um atrativo para a congregação dos membros da SBEC, em 2014 contamos com o apoio da Fapergs, do CNPq e da CAPES. Agradecemos muito este apoio das agências de fomento nacionais e local, sem o qual seria impossível realizar este evento com a qualidade dos participantes internacionais e nacionais. Esta ajuda possibilita que se concretize e se estenda o diálogo sobre temas essenciais da educação atual. Apesar da Sociedade se manter com um número relativamente pequeno de associados, em torno de duzentos membros, existe um constante interesse de novas associações. Todos os meses recebemos pedidos de novos associados, mas estes novos membros nem sempre realizam pagamento da anuidade. A SBEC não tem recursos para o pagamento de uma secretária e assim todo o contato depende diretamente da Presidente e de seus bolsistas. Temos recebido apoio da PUCRS, e hoje a atualização do site da SBEC tem sido feita pela funcionária Clarice Melo, sem um custo adicional para a SBEC. Mas desde a cobrança da anuidade, ao Boletim, ao pagamento da anuidade ao Conselho Mundial, as taxas de manutenção do site, enfim tudo é realizado diretamente pela Presidente e seus bolsistas. Hoje, a bolsista de Iniciação Cientifica Carla Kehl e Alexsandro Nascimento e Silva e a Doutoranda Nádia Castro tem auxiliado na manutenção das atividades da SBEC, de forma a podermos realizar mais atividades e responder com mais freqüência as demandas dos associados.

A demanda atual por internacionalização da educação, a globalização econômica e as questões emergentes relacionados à educação têm aguçado o interesse pela educação comparada em uma perspectiva nacional. A realização do Congresso Mundial das Sociedades de Educação Comparada em Buenos Aires, em Junho de 2013, teve expressiva participação de brasileiros, mais de 200 brasileiros se inscreveram e apresentaram trabalhos. A estratégia adotada no Congresso de tradução para o espanhol de mesas e palestras foi uma novidade que beneficiou colegas argentinos e latinoamericanos que não dominavam a língua inglesa. A questão da privatização da educação foi um tema recorrente nas discussões apresentadas durante o Congresso Mundial. Em várias mesas e palestras foi uma questão sempre emergente nos diferentes níveis de ensino. Um dos painéis, revisitando o Relatório Delors, fala de mudanças radicais no mundo atual, na educação, no emprego e na mobilidade social; cita também as consequências de aprender no mundo digital. As mudanças na cultura, identidade e cidadania que exigem novos padrões na sala de aula, e também da privatização do conhecimento. Mudanças nos padrões do governo da educação com maior diversidade de interesses e a diminuição dos limites entre o público e o privado. A mudança no papel e status dos professores, todos estes fatores tornam a questão educacional bastante complexa e ligada a questões culturais e de identidade. Outros painéis discutiram o vínculo da cultura local com a cultura global.

Na apresentação sobre as tendências da educação na China que começa com a afirmação de que “o conhecimento muda o seu futuro” feita por Liu Baocun, da Normal Universidade de Beijing, e apresenta os planos da reforma educacional chinesa de médio e longo prazo 2010-2020. Inclui três níveis: Educação-2020, Ciência e Tecnologia-2020 e Talentos- 2020. Indica a mudança de uma economia baseada no trabalho para uma economia baseada no conhecimento, e coloca objetivos ambiciosos para o ano de 2020 em termos de um país inovador: com recursos humanos bem preparados, uma sociedade de aprendizagem e uma sociedade harmoniosa. Os objetivos a serem alcançados no ano de 2020 são direcionados a uma modernização da educação para criar uma sociedade da aprendizagem em um país com recursos humanos bem preparados, onde se alcance uma educação universal em um nível mais alto e se atinja uma igualdade educacional para todos, a partir de uma educação ao longo da vida, inseridos, então, em um sistema educacional vigoroso. Além disso, desenvolver a educação pré-escolar aparece como um futuro da política educacional, assim como melhorar a educação superior e o investimento em educação.

A apresentação sobre a situação na União Européia por Luis Miguel Lázaro, da Universidade de Valência, mostra como a crise econômica afetou o orçamento da maioria dos países do bloco europeu, reduzindo salários e investimentos na área da educação. Outro painel organizado pelo Prof. Mark Bray sobre a educação na sombra enfatizou claramente o papel da privatização da educação para obter melhores resultados nos exames seletivos existentes nos diferentes sistemas educacionais. A China, a União Européia e os estudos de Mark Bray sobre a educação da sombra indicam um papel cada vez maior de fatores econômicos afetando a educação. Esta foi uma das razões para centrarmos o foco do nosso encontro nos processos de privatização da educação nas suas mais diferentes formas. 

O 6º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada tem os seguintes objetivos.

- Incentivar a produção de estudos e pesquisas na área da educação comparada.
- Promover a divulgação de trabalhos e pesquisas na área de educação comparada em nível nacional e internacional.
- Divulgar a produção dos associados e participantes, professores e alunos de cursos de pós-graduação em educação, através da publicação de um CD com os trabalhos selecionados para apresentação, e publicá-los posteriormente no site da SBEC.
- Promover o encontro e a integração dos associados da Sociedade Brasileira de Educação Comparada.
- Realizar a Assembleia da Sociedade Brasileira de Educação Comparada de forma a atender as demandas dos associados e atualizar o regimento de acordo com as demandas atuais dos associados e da sociedade.
- Mobilizar os associados para assumirem um papel mais ativo na SBEC criando novas funções como diretoria de pesquisas e publicações para agilizar as atividades da Sociedade.

O nosso flyer indica que conseguimos no 6º Encontro Internacional da SBEC a participação de palestrantes internacionais de renome como Carlos Alberto Torres, Mark Bray, Jorge Adelino Costa, Norberto Fernandes Lamarra, e palestrantes nacionais como Cândido Gomes, Luiz Carlos Freitas, consolidando um espaço importante para a discussão da privatização da educação no Brasil e no mundo.

Marta Luz Sisson de Castro

Presidente de Sociedade Brasileira de Educação Comparada

Porto Alegre, dia 30 de Julho de 2014
 

TRABALHOS APRESENTADOS: 

SUBSUNÇÃO DO PÚBLICO AO PRIVADO POR MEIO DE PARCERIAS ENTRE O ESTADO E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS - Download
- ALBIANE OLIVEIRA GOMES    

A LÓGICA PRIVATISTA NA GESTÃO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS PÚBLICOS DE MUNICÍPIOS SERGIPANOS - Download
- BETISABEL VILAR DE JESUS SANTOS
 

EDUCAÇÃO COMPARADA NO BRASIL - Download
- CANDIDO ALBERTO GOMES
 

QUALIFICAÇAO OU MONITORAMENTO DA EDUCAÇAO ESCOLAR - Download
- CARMEM LUCIA ALBRECHT DA SILVEIRA
 

O ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO NAS UNIVERSIDADES COMUNITÁRIAS DO RIO GRANDE DO SUL - Download
- CRISTINA BOHN CITOLIN
 

A PRODUÇÃO HISTÓRICO-EDUCACIONAL – ELEMENTOS DE COMPARAÇÃO 1970-2008): BRASIL, FRANÇA, PORTUGAL E ESPANHA - Download
- DENICE BARBARA CATANI
 

A EXPANSÃO DO ACESSO A EDUCAÇÃO INFANTIL E AS IMPLICAÇOES NO ORÇAMENTO DOS MUNICÍPIOS - Download
- EDUGAS LOURENÇO COSTA
 

TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO PRIVADA E PÚBLICA: PRESSUPOSTOS TEÓRICO E METODOLÓGICO DO FORMATO TELECURSO - Download
- ELIANA GASPARINI XERRI
 

A EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR GLOBALIZADO E SUAS REPERCUSSÕES NA GESTÃO UNIVERSITÁRIA - Download
- EMÍLIA MARIA DA T. PRESTES
 

GESTÃO E FINANCIAMENTO: REPERCUSSÕES DO PROGRAMA BRASIL PROFISSIONALIZADO NA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO PARÁ - Download
- ERBIO DOS SANTOS SILVA
 

POLÍTICAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA ATUAÇÃO NOS PRIMEIROS ANOS: UM ESTUDO COMPARADO ENTRE BRASIL E ARGENTINA - Download
- FRANCINE CORDEIRO BOBATO
 

SISTEMA EDUCACIONAL INCLUSIVO: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES - Download
- ICLAIRI VIANA
 

CALIDAD Y PRIVATIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN BÁSICA EN MÉXICO 1992-2013: REVALORACIÓN DE UN PROCESO NO PLANIFICADO - Download
- IRMA ALICIA GONZÁLEZ ANAYA
 

SISTEMA ESTADUAL DE AVALIAÇÃO PARTICIPATIVA – SEAP: DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO? - Download
- ITAARA GOMES PIRES
 

AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS NO PLANO DE AÇÕES ARTICULADAS (PAR), VIA GUIA DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS - Download
- IVONE ROSA CABRAL
 

LA PARTICIPACIÓN DEL SECTOR PRIVADO EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR DE MÉXICO. LOS POSGRADOS EN EDUCACIÓN EN LA REGIÓN NORESTE - Download
- JAIME CALDERÓN LÓPEZ VELARDE
 

A SALA DE AULA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO MÚTUA DOS SUJEITOS - Download
- JOÃO ALBERTO STEFFEN MUNSBERG
 

CARACTERIZAÇÃO DE GESTORES, DE ESCOLAS PÚBLICAS, EMPREENDEDORES - Download
- JORDELINA BEATRIZ ANACLETO VOOS
 

AMPLIAÇÃO DO TEMPO ESCOLAR: UMA POLÍTICA NO CONTEXTO DA PRÁTICA ESCOLAR NO BRASIL E NA ARGENTINA - Download
- JORGE ALBERTO LAGO FONSECA
 

EL PROCESO DE PRIVATIZACIÓN Y LA RESTRICCIÓN DE LAS ESCUELAS FORMADORAS DE DOCENTES 1999-2014: DESCENTRALIZACIÓN - Download
- JOSE RICARDO RIVERA PEÑA
 

COMPREENSÃO DE CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: POSSIBILIDADES E TENSÕES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO - Download  
- LENIR ANTONIO HANNECKER
 

REDES DE PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS COMPARADOS NA DIMENSÃO DA PARTILHA SOLIDÁRIA - Download
- MARIA ISABEL DA CUNHA
 

CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - Download
- MARIA ROSANA DE OLIVEIRA CASTRO
 

CARREIRA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO BÁSICA - Download
- MARIA ROSANA DE OLIVEIRA CASTRO
 

CARGA HORÁRIA VS CARGA DE TRABALHO: MUDANÇAS INTRODUZIDAS PELO PROCESSO DE BOLONHA - Download
- MARINA DUARTE
 

EDUCAÇÃO COMPARADA NO BRASIL: COMPLEMENTANDO A ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA - Download
- NÁDIA ESTIMA DE CASTRO
 

EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTISMO: LIMITES E CONTRADIÇÕES SOB A HEGEMONIA DO CAPITAL - Download
- RHOBERTA SANTANA DE ARAÚJO
 

EMPRENDIENDO EL PROCESO DE INNOVACIÓN EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR A TRAVÉS DE LA EVALUACIÓN INSTITUCIONAL. UNA MIRADA COMPARADA DEL INSTITUTO TECNOLÓGICO DE BUENOS AIRES (ARGENTINA) Y DE LA UNIVERSIDAD DE LA REPÚBLICA (URUGUAY) - Download
- SILVANA HEROU PEREIRA
 

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DOS INSTITUTOS DE EDUCAÇÃO MAGISTERIAL EM UM VIÉS COMPARADO: BRASIL E URUGUAI - Download
- SIMONE GOMES DE FARIA
 

EXPLICAÇÕES NA SOMBRA E CRISE NA FORMAÇÃO - Download
- SUZETE GRANDI
 

REFORÇO ESCOLAR NA PERIFERIA DE ARACAJU: MOTIVAÇÕES DO EMPREENDIMENTO E DA PROCURA - Download
- TEREZA CRISTINA CERQUEIRA DA GRAÇA
 

ASPECTOS DAS PARCERIAS PÚBLICO/PRIVADAS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL, ARGENTINA, PORTUGAL E INGLATERRA: IMPLICAÇÕES PARA A DEMOCRACIA - Download
- VERA MARIA VIDAL PERONI
 

ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA CHINA E NO BRASIL: CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS, ESCOLHAS ACADÊMICAS E PROJETOS DE FUTURO - Download
- WIVIAN WELLER
 

POLÍTICA CURRICULAR PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL E EM PORTUGAL - Download
- ZORAIA AGUIAR BITTENCOURT
 

POWER POINT APRESENTADO PELOS PALESTRANTES

Prof. Jorge Adelino da Costa- Universidade de Aveiro - Portugal
- O gestor escolar e as lógicas de mercado e de privatização educativa em contaminação progressiva
- Educação na sombra: perspetiva comparada sobre a (des)regulação de uma atividade
- Educação na sombra: perspetiva comparada sobre a (des)regulação de uma atividade

Prof. Mark Bray - Universidade de Hong Kong
- Confrontando o sistema educacional na sombra. Quais políticas governamentais para qual tutoria privada?
- Pesquisa comparativa sobre educação na sombra. Temas e desafios metodológicos

Prof. Dr. Carlos Alberto Torres
- Requisitos da Educação Para a Cidadania Global

Prof. Cândido Gomes - Universidade Católica de Brasília 
- Educação Comparada no Brasil

Dra. María Zúñiga Carrasco - U. de La Serena, CHILE
- Una mirada al financiamiento de la Educación Superior en Chile: Alcances y desafíos en el ámbito de la formación de profesores

Doutoranda Nádia S.E.de Castro - Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
- INVESTIGAÇÃO SOBRE AS FORMAS DE PREPARAÇÃO PARA O INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR: UMA EDUCAÇÃO NA SOMBRA OU UMA SOMBRA NA EDUCAÇÃO?

Prof. Norberto Fernandes Lamarra - Universidade Tres de Febrero - Buenos Aires - Argentina 
- EL DESARROLLO DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN AMÉRICA LATINA EN PERSPECTIVA COMPARADA - Democratización, convergencia y procesos de privatización

FOTOS:
 

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