5° Encontro Internacional da SBEC

Veja os trabalhos apresentados:

CONSIDERAÇÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DO PROJETO "BRINCANDO COM A COMUNIDADE".
Amanda Ribeiro Miranda e Nhadya Nascimento Brito
Clique aqui

A COMPREENSÃO DO BINÔMIO CORPO - EDUCAÇÃO A PARTIR DA PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS: QUESTÕES HISTÓRICAS E PONTUAIS.
Amanda Ribeiro Miranda
Clique aqui

AVALIAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL: O CASO DO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA
Ana Izabel Monteiro Soares, Francisco Willams Campos Lima e João Paulo da Conceição Alves
Clique aqui

ÉTICA E METODOLOGIA NA INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO COM CRIANÇAS E JOVENS: REVISÃO CRÍTICA DE LITERATURA
Ana Paula Pedro e Jorge Adelino Costa
Clique aqui

UM ESTUDO COMPARADO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ALFABETIZAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS NA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E NA REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA
Antenor da França Júnior e Rose Meri Trojan
Clique aqui

VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO
Antonilda Vasconcelos de Barros, Iza Cristina Prado da Luz e Michele Borges de Souza
Clique aqui

TRABALHO E FORMAÇÃO DOCENTE: PONTOS E CONTRAPONTOS PARA O COTIDIANO EDUCACIONAL
Arinalda Silva Locatelli e Klívia de C. Silva Nunes
Clique aqui

A GESTÃO PEDAGÓGICA DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA EEEFM PROFª TEODORA BENTES
Áurea Santos e Gabriel Paes Neto
Clique aqui

AS CARACTERÍSTICAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL DE DESCENTRALIZAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA MUNICIPALIZAÇÃO DO ENSINO
Charles Alberto de Souza Alves
Clique aqui

UNIVERSIDADE E A COMUNIDADE: Análise de um processo em construção na UFT
Cleomar Locatelli
Clique aqui

RECONHECIMENTO E CERTIFICAÇÃO DE SABERES CONSTRUÍDOS NO AMBIENTE DE TRABALHO: UMA ANÁLISE COMPARADA DOS DISPOSITIVOS INGLÊS E BRASILEIRO
Daisy Moreira Cunha e Natália Valadares Lima
Clique aqui

A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO “SER PROFESSOR(A)” NO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO – CAMPUS IMPERATRIZ
Daniela de Souza Cortez e Maria José Ribeiro de Sá
Clique aqui

AVALIAÇÕES EXTERNAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: RELAÇÕES E APROXIMAÇÕES
Diana Lemes Ferreira
Clique aqui

ABONO FUNDEB: OS RISCOS E LIMITES NA VALORIZAÇÃO DO MAGISTERIO NO MUNICÍPIO DE MAGALHÃES BARATA-PARÁ
Dina Carla da Costa Bandeira
Clique aqui

ESCOLA JUSTA E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR: A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES E PROFESSORES BRASILEIROS DO ENSINO SUPERIOR
Dinair Leal da Hora
Clique aqui

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E DAS PROVAS DO CENTRO DE FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR/UFOPA VIA TEORIA DA RESPOSTA AO ITEM
Edilan de Sant’Ana Quaresma, Carlos Tadeu dos Santos Dias e Simone Daniela Sartorio
Clique aqui

UM ESTUDO DA POLÍTICA DE NUCLEAÇÃO DAS ESCOLAS RIBEIRINHAS NOS MUNICÍPIOS DE BREVES E CURRALINHO NO ARQUIPÉLAGO DO MARAJÓ/PARÁ
Eraldo Souza do Carmo
Clique aqui

OS PRIMEIROS ANOS DO SÉCULO XXI E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PÚBLICA BRASIL ARGENTINA
Fátima Beatriz de Benedictis Delphino
Clique aqui

A GEOMETRIA NA ARTE DO ORIGAMI: UM RECURSO DIDÁTICO DIFERENCIADO
Franco Deyvis Lima de Sena, Wagner Luiz Palheta de Lima e Rubervan da Silva Leite
Clique aqui

A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
Francy Taissa Nunes Barbosa
Clique aqui

A AVALIAÇÃO COMO PARTE DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Gabriel Paes Neto, Aurea Santos e Ney Cristina de Oliveira
Clique aqui

AS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO NO BRASIL E NA ARGENTINA: O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ESTUDANTES SOB O PRISMA DAS REFORMAS EDUCACIONAIS DOS ANOS DE 1990
Gisele Adriana Maciel Pereira, Rose Meri Trojan e Antenor da Cunha França Junior
Clique aqui

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO
Hellen do Socorro de Araújo Silva
Clique aqui

AS DIRETRIZES DO ACORDO DE METAS COMPROMISSO TODOS PELA EDUCAÇÃO E O TRABALHO DOCENTE
Ilma de Andrade Barleta
Clique aqui

A REPERCUSSÃO DO PROGRAMA PRÓ-LETRAMENTO NO TRABALHO DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
Iza Cristina Prado da Luz
Clique aqui

A NOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E SUA MATERIALIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO: ENTRE UM DISCURSO ATROFIADO E SUA PLENA EFETIVIDADE
João Paulo da Conceição Alves, Ronaldo Marcos Lima Araújo e Francisco Willams Campos Lima
Clique aqui

EMPRESAS DE REFORÇO ESCOLAR E RENDIMENTO DOS ALUNOS: BRASÍLIA E LISBOA EM ANÁLISE COMPARATIVA EXPLORATÓRIA
Jorge Adelino Costa, Andreia Gouveia e Catarina Rodrigues
Clique aqui

REFLEXÕES SOBRE AVALIAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM
Klívia de C. Silva Nunes e Gizelda Moura Rodrigues
Clique aqui

ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA AVALIATIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UM ESTUDO DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO NO ENSINO MÉDIO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ.
Larissa Melo Matos
Clique aqui

ENSINO MÉDIO EM JOGO: ESTRATÉGIAS PARA A JUVENTUDE E O ENSINO DE HISTÓRIA NO TABULEIRO DE XADREZ
Letícia Carneiro da Conceição
Clique aqui

FORMAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS PROFESSORES: UM ESTUDO DO ENSINO MUNICIPAL NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Magda Vianna de Souza
Clique aqui

LA POLÍTICA DE EVALUACION DE LOS APRENDIZAJES EN LA ESCUELA SECUNDARIA OBLIGATORIA
María Rosa Misuraca, Ana Romina Sneider, Sonia Marcela Szilak e María Betania Oreja Cerruti
Clique aqui

ELEMENTOS DO GERENCIALISMO NA EDUCAÇÃO: a gestão escolar premiada no Estado do Pará
Maria Auxiliadora Maués de Lima Araujo e Terezinha Fátima Andrade Monteiro dos Santos
Clique aqui

LOS PROGRAMAS PARA EL MEJORAMIENTO DE LA CALIDAD, LA EQUIDAD Y LA INCLUSIÓN: RECOMENDACIONES DE LOS ORGANISMOS INTERNACIONALES Y DISEÑO DE POLÍTICAS EN LA ARGENTINA
Maria Betania Oreja Cerruti
Clique aqui

CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E AÇÕES DE PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA CONSTRUÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL EM ANANINDEUA
Maria Celeste Gomes de Farias
Clique aqui

O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DOCENTE: FATOS, LIMITES E PERSPECTIVAS
Maria de Fátima Sousa Lima e Elenise Pinto de Arruda
Clique aqui

GESTÃO EDUCACIONAL E TRABALHO DOCENTE: PERSPECTIVAS ATUAIS DOS ESTUDOS COMPARADOS ENTRE BRASIL E ARGETINA
Maria Izabel Alves dos Reis e Vanilson Oliveira Paz
Clique aqui

DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS AO TRABALHO DOCENTE: MEDIAÇÕES DE SABERES MULTI/INTERCULTURAIS NO COTIDIANO EDUCATIVO
Maria José Ribeiro de Sá e Daniela de Souza Cortez
Clique aqui

POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES TENDO POR PARÂMETRO AS AÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO EM SANTARÉM
Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
Clique aqui

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS MIDIÁTICAS NA ESCOLA
Maria Rosilene Maués Gomes
Clique aqui

A RELAÇÃO ENTRE REGULAÇÃO EDUCACIONAL E AVALIAÇÕES EXTERNAS: A ADESÃO DELIBERADA À LÓGICA DOS TESTES
Mariza Felippe Assunção
Clique aqui

A AVALIAÇÃO EXTERNA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS IMPLICAÇÕES
Mauro Roberto de Souza Domingues e Ney Cristina Monteiro de Oliveira
Clique aqui

ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO EM CLASSES MULTISSERIADAS, DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PARAENSE
Mayra da Silva Corrêa e Luiza Nakayama
Clique aqui

AS PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS E O GERENCIALISMO NA ESCOLA PÚBLICA: PERCEPÇÕES, CRÍTICA E O LUGAR DA PARTICIPAÇÃO COLETIVA
Melida Lorem Morel e Terezinha F. A. Monteiro dos Santos
Clique aqui

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1º AO 5º ANO: uma análise da realidade nas escolas municipais de Imperatriz-MA
Moisés Charles Ferreira dos Santos, Nhádya do Nascimento Brito e Isnande Mota Barros
Clique aqui

OS PROGRAMAS DE RECUPERAÇÃO (NIVELAMENTO) DE APRENDIZAGEM DO INSTITUTO AYRTON SENNA EM BENEVIDES/PA
Oneide Campos Pojo
Clique aqui

A PROFICIÊNCIA EM LEITURA E ESCRITA: OS DADOS OFICIAIS E OS DADOS REAIS
Raimunda Dias Duarte
Clique aqui

O USO DA ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO: A METODOLOGIA EMPREGADA NA PESQUISA TALIS
Robson Sipraki, Rossana Lopes Sales e Gisele Adriana Maciel Pereira
Clique aqui

A INFLUÊNCIA DA OCDE NAS POLÍTICAS DE AVALIAÇÃO SOB A PERSPECTIVA DO PISA E DO TALIS
Rose Meri Trojan, Gisele Adriana Maciel Pereira e Vanisse Simone Alves Corrêa
Clique aqui

A GESTÃO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DA PARCERIA PÚBLICO- PRIVADA VIA INSTITUTO AYRTON SENNA
Simone Bitencourt Braga e Terezinha Fátima Andrade M. dos Santos
Clique aqui

O PÚBLICO E O PRIVADO NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA – UM ESTUDO SOBRE A FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL
Simone Bitencourt Braga
Clique aqui

EVALUACIÓN EDUCACIONAL Y EVALUACIÓN DE POLÍTICAS
Susana Vior, Laura R. Rodriguez e Stella Más Rocha
Clique aqui

AS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU NO BRASIL: TENDÊNCIAS ATUAIS
Valéria Silva de Moraes
Clique aqui

EXTENSÃO DA CONSTRUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO: DIMENSÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA DA POLÍTICA EDUCACIONAL MUNICIPAL
Vanilson Oliveira Paz, Terezinha Fátima Andrade Monteiros dos Santos e Maria Izabel Alves dos Reis
Clique aqui

UMA ANÁLISE DE GÊNERO: RESULTADOS MATEMÁTICOS NO PISA (BRASIL E ARGENTINA)
Vanisse Simone Alves Corrêa, Robson Sipraki e Maria Tereza Carneiro Soares
Clique aqui

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA FRENTE À CRESCENTE CENTRALIDADE DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS
Verônica Lima Carneiro, Carlos José de Melo Moreira e Iza Cristina Prado da Luz
Clique aqui