Teses e Dissertações


DA CLÍNICA DO DESEJO A SUA ESCRITA: INCIDÊNCIAS DO PENSAMENTO PSICANALÍTICO NA ESCRITA DE ALGUNS AUTORES DO BRASIL E CARIBE (1918-1990)

Autor: WILSON ALVES BEZERRA
Data: 03/01/2010
   Volumes e páginas: 1vol. 298p.    Tipo: Tese
Instituicao: UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - LETRAS
Orientador: Guillermo Francisco Giucci Schmidt
Biblioteca Depositária: Biblioteca do Centro de Educação e Humanidades
Palavras-chave: Literatura e psicanálise, Desejo, Traveling theory
Área de conhecimento: LITERATURA COMPARADA
Banca Examinadora: ADRIANA KANZEPOLSKY, ANA MARIA MEDEIROS COSTA, CARLINDA FRAGALE PATE NUÑEZ, FLAVIA TROCOLI XAVIER DA SILVA
Linha de Pesquisa:
Agência Financiadora:
Idioma: Português
Dependência administrativa: Estadual
Resumo: Tomando a noção de “traveling theory” de Edward Said como ponto de partida, o presente trabalho propõe analisar os deslocamentos do pensamento psicanalítico – a obra de Sigmund Freud e Jacques Lacan – para o campo da cultura e da literatura na América Latina, ao longo do século vinte. Privilegiam-se, comparativamente, os casos brasileiro (São Paulo, nos anos vinte; Rio de Janeiro, nos anos cinquenta) e caribenho (Martinica Francesa, anos sessenta; Cuba, a partir dos anos quarenta). Busca-se assim aferir as incidências do pensamento psicanalítico na obra de alguns autores, tratando de pensar o que resta da clínica do desejo em sua escrita literária ou ensaística. Mas também postular as possíveis incidências da escrita literária sobre o pensamento analítico. Sob tal perspectiva, são analisados, principalmente, textos dos seguintes autores: Mário de Andrade, Nelson Rodrigues, Frantz Fanon e Severo Sarduy. A hipótese que mobiliza este trabalho é que na passagem da reflexão sobre a clínica para a literatura, e vice-e-versa, algo se mantém e realimenta os dois campos. Dito de outra forma, é possível pensar – no caso do ensaio e da literatura – na existência de uma escrita que mobiliza o desejo; e tal escrita não se dá necessariamente quando há um estudo apurado por parte dos escritores da teoria psicanalítica; quando a literatura mobiliza o desejo, não raro, são os analistas que se debruçam sobre tal escrita.


TRADIÇÃO E MODERNIDADE NA CIDADANIA SOCIAL DAS AMÉRICAS: O CASO DE CANADÁ E BRASIL

Autor: ROQUE CALLAGE NETO 
Data: 09/01/2007
   Volumes e páginas: 1vol. 463p.    Tipo: Tese
Instituicao: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS
Orientador: Lourdes Maria Bandeira
Biblioteca Depositária: BCE
Palavras-chave: Modernidade e ação social cognitiva, cidadania homogênea
Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS
Banca Examinadora: LOURDES MARIA BANDEIRA, LUCIO REMUZAT RENNÓ JUNIOR, LUIZ EDUARDO DE LACERDA ABREU, LÉO PEIXOTO RODRIGUES, SÔNIA MARIA RANINCHESKI
Linha de Pesquisa: POLÍTICA COMPARADA Esta linha de pesquisa analisa questões que giram em torno de sistemas e da política dos países americanos, compreendendo abordagens comparativas entre sistemas políticos, teorias, autores, instituições e políticas.
Agência Financiadora:
Idioma: Português
Dependência administrativa: Federal
Resumo: Esta tese é um estudo comparativo entre relações desenvolvidas pela ação social cognitiva da Modernidade, cidadania e construção de Estados Sociais e de Bem Estar no Canadá e Brasil desde sua inauguração em 1930 até o ano de 2000. O foco predominante foi o momento de sua consolidação na década de 1950. Utilizando o caso de dois países que emergiram tardiamente de sua condição ex-colonial nas Américas, e verificando como se especificava o desenvolvimento de suas cidadanias civis, políticas e sociais detalhou-se construção de investimento em recursos humanos conjugado com ampliação de capitais, formando áreas sociais de Emprego e Renda, Previdência, Educação, Saúde, Habitação e Assistência Social – esta meio compensatório ou promocional a grupos vulneráveis no seu esforço de equalização. Partiu-se do período fundante dos Estados Nações e da constituição de sociedades civis no século XIX, indagando sobre a natureza dos regimes constitucionais que se afirmaram. Estes regimes se apoiaram em coalizões políticas e construções sociais federativas que favoreceriam ou não a emergência de cidadanias sociais inclusivas. Suas orientações ao Exterior e suas composições internas visando às integrações nacionais seriam determinantes neste sentido. Após, examinou-se ciclo longo de 1930 a 1980, que compreendeu construção, consolidação e início de alteração dos Estados Sociais nos dois países. Encaminharia reformas constitucionais de 1982 no Canadá e 1988 no Brasil. Verificou-se discursos interligados de agentes políticos e empresariais, ações de grupos de interesse, representações em Parlamentos e natureza e composição dos programas sociais. Por fim, adentrou-se ao período contemporâneo dos últimos 20 anos do século XX, onde o Brasil inaugurou conceito de Seguridade Social que procura universalizar direitos sociais de cidadania homogênea afirmados ao longo do século passado, enquanto o Canadá amplia este conceito pelo Estado de Investimento Social em cidadania congregativa, com foco em uma sociedade de educação intensiva, liberalismo social multicultural e reconhecimento de produtividades diferenciadas. Conclui-se constatando que assimetrias entre os dois países evidenciam, entretanto, experiências similares em momentos semelhantes do século XX, retratando diferenças nas opções tomadas, que resultaram de benefícios gerados pelo próprio sistema de inclusão social proporcionado pelo modelo canadense. 


REMESSAS DOS TRABALHADORES EMIGRANTES E IMPACTOS ECONÔMICOS: EVIDÊNCIAS PARA CABO VERDE

Autor: PAULINO VARELA TAVARES 
Data: 11/01/2010
   Volumes e páginas: 1vol. 237p.    Tipo: Tese
Instituicao: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - ECONOMIA
Orientador: Pedro Cezar Dutra Fonseca
Biblioteca Depositária: Faculdade de Ciências Econômicas
Palavras-chave: Economia dos Emigrantes, Vulnerabilidade Externa, Cabo Verde
Área de conhecimento: CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, ECONOMIA INTERNACIONAL, ECONOMIA MONETÁRIA E FISCAL
Banca Examinadora: EUGENIO LAGEMANN, JOSÉ ELESBÃO DE ALMEIDA, LUIZ PAULO FERREIRA NOGUEIRÓL
Linha de Pesquisa:
Agência Financiadora:
Idioma: Português
Dependência administrativa: Federal
Resumo: O processo de desenvolvimento da economia cabo-verdiana, historicamente, sofre com as restrições estruturais endógenas, tais como, condições naturais, já que o país é constituído por territórios insulares, chuvas irregulares e produção agrícola reduzida, restringidas condições financeiras do estado e do setor privado para investimentos em projetos estruturais de longo prazo, ausência de riquezas, exceto sol, vento e pessoas, e, por fim, a precária capacidade interna para investimento na infraestrutura e setores estratégicos, tais como, o turismo, a energia, a agricultura, a pesca, o transporte, a educação, entre outras. Apesar dessas restrições, Cabo Verde vem apresentando, desde 1990, alguns avanços econômicos, sociais e institucionais, se comparada com a maioria das economias do continente africano. Existem, no âmbito oficial, várias explicações para esse desempenho. Mas, nesta tese procuramos problematizar o desempenho da economia, a partir do setor da emigração, mais especificamente, a relação entre as Remessas dos Trabalhadores Emigrantes (RTE) e o crescimento econômico do país. Concluímos que as RTE além contribuírem para o crescimento e desenvolvimento da economia cabo-verdiana, em geral, a Diáspora Cabo-verdiana é indispensável para a construção de políticas que visam potencializar e acelerar as ações que reforçam a multiplicação dos canais de desenvolvimento no país. Por isso, é fundamental o reconhecimento político e econômico da participação dos emigrantes no desenvolvimento nacional visando não só à sustentabilidade das remessas, mas também à construção de novos arranjos institucionais que priorizem a valorização dos quadros da Diáspora e reformular as políticas de cooperação diplomática com os países anfitriões. Essas ações são importantes porque reforçam os laços da comunidade emigrada com o país de origem, potencializa o desenvolvimento de políticas de integração e proteção das respectivas comunidades, além da difusão das informações sobre as oportunidades de investimento no arquipélago. Logo, concentrar os esforços para atraírem os Investimentos Estrangeiros de Origem dos Emigrantes Cabo-verdianos (IEOECV) significa, sem dúvida, agregar e modernizar a trajetória do crescimento econômico do país. 


A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE COMPARADA DO BRASIL E DO MÉXICO

Autor: MÔNICA APARECIDA DA ROCHA SILVA
Data: 07/01/2007
   Volumes e páginas: 1vol. 214p.    Tipo: Tese
Instituicao: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS
Orientador: Maria das Graças Rua
Biblioteca Depositária: BCE
Palavras-chave: educação superior, avaliação, institucionalização
Área de conhecimento: CIÊNCIA POLÍTICA
Banca Examinadora: AFRÂNIO MENDES CATANI, ANA MARIA FERNANDES, HENRIQUE CARLOS DE OLIVEIRA DE CASTRO, JACQUES SALOMON CRISPIM SOARES PINTO, MARIA DAS GRAÇAS RUA
Linha de Pesquisa: PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO Linha de pesquisa sobre os processos de diferenciação estrutural e de mudanças sociais na sociedade contemporânea, especialmente no que tange à possibilidade de recuperação do conceito de desenvolvimento, tal como se apresenta contemporaneamente.
Agência Financiadora: CNPq
Idioma: Português
Dependência administrativa: Federal
Resumo: Esta tese constitui-se em um estudo comparativo da institucionalização da Avaliação da Educação Superior (AES) no Brasil e no México. A pesquisa teve como objetivo descrever o processo de institucionalização desse instrumento de políticas públicas e averiguar os principais fatores que levaram os governantes desses países a adotá-lo. A agenda internacional e a crise fiscal do Estado, associadas à crise da educação superior, explicam por que o presente tema entrou na pauta governamental. A tese aponta que a AES foi instituída como parte de um modelo de gestão pública orientada para resultados e que as resistências à introdução de instrumentos de avaliação do ensino de graduação foram mais intensas no Brasil do que no México. No Brasil, o processo decisório e a implementação do Exame Nacional de Cursos (ENC) foram marcados por intensos conflitos e resistências, em virtude, sobretudo, do caráter obrigatório da avaliação e porque o ENC representou um contramovimento à proposta de avaliação – o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras (Paiub) – da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais do Ensino Superior (Andifes). No México, as resistências foram amenizadas, dentre outras razões, pela não-obrigatoriedade da adesão, pela avaliação de desempenho (docente e institucional) ser vinculada a recursos adicionais, e pela conciliação de interesses entre órgãos governamentais e representantes das principais instituições de educação superior do país. Os instrumentos de avaliação refletem a política de governo vigente e as concepções dos atores que detêm maior poder no processo decisório. A tese mostra também que, apesar dos principais fatores relacionados à introdução da AES no Brasil e no México serem semelhantes, os processos de institucionalização se deram de forma diferenciada nos países em estudo, possivelmente em virtude das relações de poder e consensos estabelecidos. Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa. Além da análise de documentos, a principal técnica adotada foi a realização de entrevistas individuais semi-estruturadas com atores que participaram do sistema de tomada de decisão, desenho e/ou implementação da AES.


OS ESTUDOS DE EDUCAÇÃO COMPARADA INTERNACIONAL NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA CAPES NO PERÍODO DE 1987 A 2006

Autor: MÁRCIA GOMES GREGÓRIO
Data: 08/01/2009
   Volumes e páginas: 1vol. 149p.    Tipo: Tese
Instituicao: Mestrado. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS - EDUCAÇÃO
Orientador: Sandra Aparecida Riscal
Biblioteca Depositária: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações - BCo/UFSCar
Palavras-chave: Educação comparada, Sistema educacional
Área de conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca Examinadora: FLÁVIO CAETANO DA SILVA, SANDRA APARECIDA RISCAL, SONIA APARECIDA ALEM MARRACH
Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão Educacional Realiza estudos empíricos e teóricos visando compreender o padrão de intervenção do Estado nas políticas educacionais Brasileiras bem como a gestão da escola pública.
Agência Financiadora:
Idioma: Português
Dependência administrativa: Federal
Resumo: A intensificação do processo de globalização, o enfraquecimento dos limites dos Estados nacionais com o surgimento dos grandes blocos de países e o advento das tecnologias da informação proporcionaram um intercâmbio crescente entre os países e deram novo alento aos estudos comparativos. Este trabalho teve como objetivo analisar o que tem sido realizado no Brasil, na forma de dissertações de mestrado e teses de doutorado, nas duas últimas décadas, na área de Educação Comparada Internacional. Nosso problema de pesquisa partia da necessidade de compreender se as pesquisas na área de Educação Comparada no Brasil têm sido realizadas segundo padrões, procedimentos e perspectivas indicados pelos organismos multilaterais ou, inversamente, se o que tem sido produzido academicamente tem se constituído como uma crítica às ações que legitimam as políticas educacionais implantadas no Brasil sob a influência das agências multilaterais. A pesquisa buscou no Banco de Dados da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) um conjunto de 37 palavras-chave relacionadas à Educação Comparada. A análise efetuada apontou um total de 53 dissertações e teses que fazem estudos comparativos internacionais na área da educação. Estes trabalhos foram agrupados de acordo com a temática abordada e obtivemos um grupo de 11 trabalhos que analisam sistemas e políticas educacionais. Estes trabalhos foram analisados de acordo com as seguintes categorias: a)desenvolvimento e modernização; b)papel das agências multilaterais/autonomia; c)reforma dos sistemas educacionais; d)homogeneização/diversidade; e)papel atribuído aos indicadores. Os resultados obtidos mostraram que embora alguns desses trabalhos apresentem matizes característicos das concepções apresentadas pelas agências multilaterais, a maioria deles é crítica e denuncia os modelos hegemônicos estabelecidos pelos países desenvolvidos e que são impostos aos países em desenvolvimento, a partir de diagnósticos uniformizadores realizados pelas agências multilaterais. 


INTERSUBJETIVIDADES CONSTITUTIVAS DAS IDENTIDADES ÉTNICO-RACIAIS E DE GÊNERO NOS ESPAÇOS ESCOLARES DE CONTEXTOS URBANOS DO BRASIL E MÉXICO

Autor: LUCIANA DE OLIVEIRA DIAS MATOS 
Data: 12/01/2008
   Volumes e páginas: 1vol. 302p.    Tipo: Tese
Instituicao: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS
Orientador: Cristhian Teófilo da Silva
Biblioteca Depositária: BCE
Palavras-chave: Identidades, Raça e Etnia, Gênero, Espaço escolar
Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS
Banca Examinadora: CARLOS ALBERTO LOPES DE SOUSA, CRISTHIAN TEÓFILO DA SILVA, DANIEL SCHROETER SIMIÃO, FERNANDA ANTÔNIA DA FONSECA SOBRAL, NEI CLARA DE LIMA
Linha de Pesquisa: Cultura e Identidade A partir de conceitos centrais como cultura, identidade e etinicidade esta linha de pesquisa volta-se para a compreensão das múltiplas situações, processos e dinâmicas sócio-culturais nas Américas.
Agência Financiadora: CNPq
Idioma: Português
Dependência administrativa: Federal
Resumo: Nesta tese encontram-se discussões sobre quais e como intersubjetividades constitutivas das identidades étnico-raciais e de gênero são acessadas pelos indivíduos nos espaços escolares de centros urbanos. São apresentadas realidades passíveis de serem compreendidas como elucidativas de situações e processos que informam como performances identitárias são implicadas pela cultura. As realidades de que se fala compreendem contextos escolares noturnos da modalidade de educação voltada para adolescentes, jovens e adultos nos Distritos Federais mexicano e brasileiro. A especificidade da educação para esse segmento da população possibilita que nos deparemos com estudantes minimamente autônomos, mas que, contudo, por muitas vezes abrem mão de suas identidades (étnico-raciais e de gênero) em nome de uma imposição de uma categoria laboral, ou um papel social tal qual o de estudante. Nesses contextos escolares foi realizado o trabalho de campo que possibilitou, à luz da teoria, a análise comparada de dados produzidos em cidades de países diferentes. A comparação foi tornada possível devido à identificação de um fenômeno de ordem social geral, qual seja as intersubjetividades enquanto uma condição das identidades, notadamente, as étnico-raciais e as de gênero. Ao mesmo tempo a comparação permitiu também analisar as metanarrativas selecionadas enquanto elucidativas das identidades. Além da comparação, a interdisciplinaridade permitiu alguns diálogos que ampliaram as possibilidades interpretativas. O que foi demonstrado na tese é que as “posições de sujeito” são consolidadas pelo acionamento de subjetividades que operam na dimensão dos discursos e das corporalidades, conduzindo a performances identitárias. Os indivíduos, ao acionarem elementos que indicam pertencimentos étnico-raciais e de gênero, e os dramatizarem nos espaços escolares, contribuíram para análises explicativas de interações instauradas naqueles espaços. 


SÉCULO XXI: NOVO IMPERIALISMO E EDUCAÇÃO. BRASIL-ARGENTINA NOS GOVERNOS LULA E KIRCHNER. EDUCAÇÃO SUPERIOR E A REFORMA DA REFORMA

Autor: JUAN CARLOS BERCHANSKY 
Data: 02/01/2008
   Volumes e páginas: 1vol. 257p.    Tipo: Tese
Instituicao: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - EDUCAÇÃO
Orientador: Luis Enrique Aguilar
Biblioteca Depositária: Biblioteca Central
Palavras-chave: Educação Superior, Imperialismo, Política Educacional
Área de conhecimento: EDUCAÇÃO
Banca Examinadora: ELISABETE MONTEIRO DE AGUIAR PEREIRA, LUIS ENRIQUE AGUILAR, NEWTON CEZAR BALZAN, NEWTON ANTONIO PACIULLI BRYAN, VALDEMAR SGUISSARDI
Linha de Pesquisa: Planejamento Educacional, Políticas e Gestão Educacional Est. e pesq. sobre sist. de ensino, planej. e gestão educacional, os sist. organizacionais nos níveis de ensino e esferas admin.; políticas educacionais do Br e de outros países, políticas do Estado, seus determinantes e o papel do educador e sua qualif.
Agência Financiadora: CNPq
Idioma: Português
Dependência administrativa: Estadual
Resumo: Enfrentando uma crise sistêmica que eclode na década de 1970, se inicia na década de 1980 a recomposição neoconservadora, um movimento regressivo nas esferas do político, do econômico e do social, que significa um retrocesso ao economicismo mais cru. A partir de 11 de setembro de 2001, se põem em ação mecanismos de legitimação que lhe permitem assumir a forma de um novo imperialismo. Este novo imperialismo se apresenta sob o nome encobridor de globalização, um mundo sem fronteiras nem restrições para a acumulação do capital. Este movimento significa a mercantilização da vida em seus múltiplos aspectos, também da educação. Referindo-nos especialmente à educação superior, fazemos um estudo comparativo entre Brasil e Argentina nos governos de Lula e Kirchner, e também das metamorfoses locais em relação aos governos de Fernando Henrique Cardoso e Carlos Menem. Considerando os desafios e as tendências atuais da educação superior e com base na experiência de nossos países, nos parece necessário pensar horizontes alternativos aos da pura mercantilização da educação superior. 


RELAÇÕES ENTRE ESTADO E IGREJA NA ARGENTINA E NO BRASIL

Autor: JOSÉ ROBERTO BONOME 
Data: 11/01/2008
   Volumes e páginas: 1vol. 271p.    Tipo: Tese
Instituicao: UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA - ESTUDOS COMPARADOS SOBRE AS AMÉRICAS
Orientador: Maria das Graças Rua
Biblioteca Depositária: BCE
Palavras-chave: Relações entre Igreja Católica e Estado
Área de conhecimento: CIÊNCIAS HUMANAS
Banca Examinadora: FRANCISCO ITAMI CAMPOS, LUCIO REMUZAT RENNÓ JUNIOR, MARIA DAS GRAÇAS RUA, SÔNIA MARIA RANINCHESKI
Linha de Pesquisa: Política Comparada Esta linha de pesquisa analisa questões que giram em torno de sistemas e da política dos países americanos, compreendendo abordagens comparativas entre sistemas políticos, teorias, autores, instituições e políticas.
Agência Financiadora:
Idioma: Português
Dependência administrativa: Federal
Resumo: A pesquisa tem como objeto as relações entre Igreja Católica e Estado. As relações são comparadas entre Argentina e Brasil. Através de pesquisa bibliográfica e documental procuro identificar as diferenças entre os dois Estados e as respectivas relações com a Igreja, como: Quais os fatores que contribuíram para que a Argentina, em sua Constituição, ainda tenha a ideia de que “o culto será mantido pelo Estado”? E quais os fatores que contribuíram para que o Brasil, em sua Constituição, afirme não sustentar qualquer culto? Por que na Argentina não houve separação entre Igreja e Estado a tal ponto daquela sociedade ainda manter uma religião oficial? O que fez com que o Estado não se desvinculasse da religião oficial? Quais as atuações eclesiásticas que contribuíram para isso? A Igreja Católica tem a mesma configuração nos dois países? Quais as diferenças e como elas interferem no relacionamento com os Estados? Este é o eixo ao redor do qual se move minha pesquisa. Precedentes são as culturas dos colonizadores, Espanha e Portugal. A história das relações entre Igreja e Estado é uma construção cultural e política. Mostra-se como antagônica diante de muitos interesses de ambas as partes, mas mostra-se, também, como jogo de interesses a beneficiar a manutenção da Igreja e do Estado. Minha hipótese é que a fragmentação identitária e não mais a hegemonia católica, propicie o aparecimento de outros agentes sociais. Ou seja, começam a aparecer outros grupos sociais de pressão no momento das formulações das leis e nas formatações das políticas públicas. Com a diminuição da hegemonia católica a Igreja precisou diminuir sua esfera de influência para concentrar-se com maior força nas esferas onde o ensino moral pode ser mais definido – saúde e educação. Ou seja, para manter-se como organização de influência, apesar de cada vez mais diminiuir seu percentual de adeptos nas sociedades contemporâneas, a Igreja utiliza-se do expediente de diminuir sua área de influência enquanto concentra as forças nas questões da saúde e da educação. A Igreja acredita que através da educação poderá impor valores da moral católica que influenciará as gerações futuras. Quanto à saúde, a Igreja, impondo sua moral rígida contra métodos contraceptivos e o aborto, acredita estar defendendo a vida contra o que acredita ser a banalização da vida. Com o crescimento, a modernização e a democratização da Argentina e do Brasil, surgiu a fragmentação dos valores católicos nas duas sociedades. Com o avanço da democracia na Argentina e no Brasil, outras expressões religiosas começam a fazer parte do jogo político. A dificuldade do Estado está em interpretar os diversos anseios e visões-de-mundo para conciliar sua ação que, na democracia, é exigida com a maior imparcialidade possível nas questões religiosas. No entanto, essas ações se dão de modo diferente nos dois países pesquisados, por questões históricas, culturais, políticas e econômicas. Portanto, a laicidade do Estado deve implicar no respeito às diferenças religiosas sem ficar refém das suas ações. 


GESTÃO ESCOLAR: UM MODELO PARA A QUALIDADE BRASIL E COREIA

Autor: JOSÉ PAULO DA ROSA
Data: 01/01/2011
   Volumes e páginas: 1vol. 276 f.    Tipo: Tese
Instituicao: PUCRS, Fac. de Educação
Orientador: Marta Luz Sisson Castro
Biblioteca Depositária:
Palavras-chave:
Área de conhecimento: EDUCAÇÃO - QUALIDADE
Banca Examinadora:
Linha de Pesquisa:
Agência Financiadora:
Idioma:
Dependência administrativa:
Resumo: A tese aborda a gestão escolar. Gestão escolar entendida como responsabilidade do diretor da escola e sua equipe, dentro do plano da ação da escola. Diferencia-se da gestão educacional, que tem a ver com as responsabilidades dos governos e se expressa na organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal. A questão de pesquisa que deu origem a este trabalho é: Qual o modelo de gestão escolar de uma escola de qualidade? O objetivo geral da tese foi o de identificar qual o sistema de gestão escolar de instituições que obtêm bons resultados na aprendizagem dos alunos. Além disso, teve como objetivos específicos discutir o que efetivamente se entende por gestão escolar e qualidade do ensino, bem como aplicar os critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade para avaliar o sistema de gestão das escolas. Os referenciais utilizados dão uma idéia do que se pensa em termos de administração, gestão, gestão escolar, qualidade, qualidade na educação, além de discutir o modelo de gestão preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade. A metodologia de pesquisa utilizada foi de modo qualitativo, com estudo de caso múltiplo. Foram pesquisadas quatro escolas de ensino fundamental e médio da Coreia do Sul, país que têm obtido excelentes resultados com seus alunos em testes internacionais como o PISA, por exemplo. Também foram pesquisadas quatro escolas de ensino fundamental e médio do Brasil que tiveram as melhores notas no IDEB e ENEM do ano de 2009, no Rio Grande do Sul. A pesquisa revela a forma como essas escolas fazem a gestão escolar e identifica que não existe um modelo característico nas oito escolas, nem mesmo entre as quatro coreanas, ou entre as quatro brasileiras. Deste modo, o autor, fundamentado na pesquisa e no referencial apresentado, propõe um modelo de gestão escolar.


A SEMEAR HORIZONTES: LEITURAS LITERÁRIAS NA FORMAÇÃO DA INFÂNCIA. ARGENTINA E BRASIL (1915-1954)

Autor: GABRIELA PELLEGRINO SOARES 
Data: 12/01/2002
   Volumes e páginas: 1vol. 339p.    Tipo: Tese
Instituicao: UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - HISTÓRIA SOCIAL
Orientador: MARIA LIGIA COELHO PRADO
Biblioteca Depositária: CAPH / SBD
Palavras-chave: Literatura, infância, educação, Argentina, Brasil
Área de conhecimento: HISTÓRIA DO BRASIL
Banca Examinadora: DIANA GONÇALVES SCHMIDT, ELIANA REGINA DE FREITAS DUTRA, JULIO CÉSAR PIMENTEL PINTO FILHO, MARIA HELENA ROLIM CAPELATO, MARIA LIGIA COELHO PRADO
Linha de Pesquisa: História das Representações Políticas Articula projetos relativos às representações (idéias, ideologias, imaginário, símbolos, mitos, utopias) e práticas políticas. Integra análises sobre relações de poder e suas manifestações. Incorpora ainda estudos sobre cultura política.
Agência Financiadora: CNPq
Idioma: Português
Dependência administrativa: Estadual
Resumo: A tese discute, de forma comparada, a construção de um espaço de produção e circulação de obras literárias para crianças na Argentina e no Brasil, entre 1915 e 1954. O tema das leituras infantis ganhou importância nesses contextos, alimentado, entre outros fatores, pelo diálogo com referências e iniciativas observadas no exterior, pelo desenvolvimento e segmentação do mercado editorial, e pela expansão e diversificação das instâncias para debate e ação educacionais. Os problemas centrais da investigação referem-se ao papel atribuído às leituras literárias na formação infantil e à natureza dos repertórios que se quis proporcionar, para além dos textos escolares, a esse público. Nesse sentido, a análise privilegia as perspectivas que orientaram o trabalho de autores de literatura infantil argentina e brasileira, bem como o de mediadores dedicados a promover e prescrever a leitura de determinadas obras - não restritas às origens nacionais -, a partir dos meios educacionais, bibliotecários e editoriais. Com frequência, essas perspectivas entrecruzaram-se com os princípios de educação integral, tributários da moderna pedagogia ou da escola nova, os quais valorizavam a literatura como meio de formação da criança. Se tais interseções foram um alento para a difusão, nos dois países, das leituras literárias na infância, marcaram também, em boa medida, o perfil das obras nacionais publicadas e as atitudes mediadoras. Poucos escritores chegaram a destacar-se em cenários onde brilhavam clássicos da literatura infantil estrangeira, profusos, sobretudo na Argentina. No Brasil, todavia, despontou Monteiro Lobato.