I Congresso Nacional de Educação Comparada e Internacional III Congresso Ibero-americano de Educação Comparada VIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada

I Congresso Nacional de Educação Comparada e Internacional

III Congresso Ibero-americano de Educação Comparada

VIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada

“DESAFIOS DE UM NOVO HUMANISMO NUM MUNDO EM CONFLITO”

14 a 16 de outubro de 2020

Montevideo, Uruguai

Primeiro Boletim

A Sociedade Uruguaia de Educação Comparada e Internacional – SUECI, a Sociedade Ibero-Americana de Educação Comparada - SIBEC e a Sociedade Brasileira de Educação Comparada -SBEC - convocam para o I Congresso Nacional de Educação Comparada e Internacional, III Congresso Ibero-Americano de Educação Comparada e VIII Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada, que ocorrerão nos dias: quarta-feira 14, quinta-feira 15 e sexta-feira 16 de outubro de 2020 em Montevideo, Uruguai.

O III Congresso Ibero-Americano de Educação Comparada e os dois eventos nacionais, ocorrerão em sedes de universidades e institutos de Educação Superior uruguaios nas cidades de Montevideo e Punta del Este.

A SIBEC está integrada pelas Sociedades Ibero-Americanas de Educação Comparada e esperamos a presença de expositores e participantes de todo o mundo ibero-americano e lusófono (Espanha, Portugal, América Latina e o Caribe, Estados Unidos, Ásia e África).

A temática dos Congressos foca num tema chave de nosso tempo: “Desafios de um novo humanismo num mundo em conflito”.

A pergunta que nos inquieta refere-se a quais são as condições necessárias, as fontes e as formas para o desenvolver um novo olhar em favor da dignidade humana?

Em especial no emergente mundo multipolar, no qual tem sido questionado os direitos humanos fundamentais e o sistema democrático, no qual emerge a necessidade da proteção de migrantes forçados e outras populações excluídas e até o sentido mesmo da educação em tempos de transições e turbulências são questões que se nos apresentam num contexto histórico marcado pela incerteza e a instabilidade.

A Educação Comparada se encontra em trânsito entre fronteiras, línguas, culturas, e, também, em relação aos fundamentos éticos, epistemológicos e políticos nos que se assenta. Então é necessária uma nova reflexão, capaz de realizar aportes relevantes à Educação Comparada da primeira metade do século XXI.

Os eixos temáticos são:

- Marcos teóricos e perspectivas da Educação Comparada: uma revisão dos marcos conceituais e teóricos contemporâneos e recentes. Redes internacionais de conhecimento.

- Metodologia da Educação Comparada: uma revisão das abordagens e debates metodológicos atuais;

- Estudos de História e futuros da Educação em perspectiva Comparada;

- Agendas e Políticas educativas globais e supranacionais: organismos internacionais, Estados, atores nacionais e regiões: EUA e Canadá, Ibero- América, Europa, Rússia, China e o Sudeste Asiático, o mundo árabe e islâmico, África, Índia, o Oceano Índico, Oceania. Isto é, trata-se de (re)examinar a cartografia das transições geo-culturais do campo da Educação Comparada;

- Atores e Sujeitos da Educação Comparada: sujeitos pedagógicos. Pedagogias, escola e comunidades de aprendizagem. Estudantes. Famílias e comunidades na educação. Currículo. Avaliação da Educação. Ensino e aprendizagem. Formação e condição docente. Educação e mundos do trabalho e as profissões. Educação a longo da vida. Gestão da educação;

- Educação Comparada e exclusão: Educação Rural. Migrantes forçados, populações afro e povos originários e indígenas, pessoas com necessidades diferentes, educação especial e diversidade, grupos vulneráveis e vulnerados, igualdade de gênero, mulheres e crianças). Imperialismo, colonialismo e o olhar (des)colonial. Práticas educacionais inovadoras e inclusivas;

- Educação Comparada e a quarta revolução industrial e tecnológica (IA, Robótica, Nanociências, Neurociências e seus impactos no futuro do trabalho e o ócio. Educação e tecnologia);

- Estudos relativos a diversos níveis (Educação infantil, básica, média e superior) poderão se incluir nos eixos acima apontados, segundo as ênfases de cada trabalho.

Os Congressos da SBEC, SIBEC e SUECI se desenvolvem em forma integrada, como um só, o que oferece aos participantes um espaço mais enriquecido e interativo. Durante o Congresso ocorrerá a reunião institucional de cada Sociedade.

SBEC: abordagem inovadora

É importante destacar a atitude inovadora de SBEC que, pela primeira vez, desenvolve uma reunião nacional fora do Brasil, superando o nacionalismo metodológico e apostando no pensar a Educação Comparada do Brasil no marco da região à que pertence.

Como participar?

É necessário se inscrever, a partir de 1° de fevereiro de 2020 através da página web do evento. Se faz a sugestão de realizar a inscrição antes do 31 de maio de 2020, quando a taxa de inscrição será menor.

Taxa de inscrição antecipada (até 31 de maio de 2020):

Estudantes: U$S 50; Membros de Sociedades da SIBEC: U$S 75 Grupos de três ou mais participantes: U$S 75; Participantes individuais: U$S 100.

Taxa de inscrição (de 1° de junho até 1° de outubro de 2020):

Estudantes: U$S 60; Membros de Sociedades da SIBEC: U$S 85; Grupos de três ou mais participantes: U$S 85; Participantes individuais: U$S 120.

Datas importantes:

Primeiro Boletim – 30 de dezembro de 2019.

Início das inscrições – 1° de fevereiro de 2020.

Envio de resumos – 1° de fevereiro a 31 de março de 2020

Segundo Boletim – 1° de abril de 2020.

Avaliação e comunicação da aceitação de resumos – 1° a 30 de abril de 2020.

Envio de resumos expandidos – 2 a 31 de maio de 2020.

Fim das inscrições antecipadas – 31 de maio de 2020.

Inscrições não bonificadas – 1° de junho a 1° de outubro de 2020.

Terceiro Boletim– 1° de julho de 2020.